Como todo bom brasileiro apaixonado por carro, não nos falta esforços para satisfazer essa paixão que atinge a homens e mulheres.
Rodas esportivas, pneus de perfil baixo, bancos de couro, dvd player, pinturas metálicas e perolizadas, entre outros milhões de “mimos” que posam de certa forma revelar a personalidade do dono. Agora o grande sucesso nas ruas de todo Brasil em personalização de veículos é o envelopamento fosco, seguindo as tendências da Europa e dos Estados Unidos.
O envelopamento fosco consiste na aplicação de uma fina película de vinil própria para automóveis de alta resistência que cobre toda a lataria.
A transformação é bem simples e é um excelente investimento, muito viável a um custo inferior a de uma nova pintura. Além do fator estético, podemos citar que protege a pintura original do seu veiculo contra pequenos arranhões, ação do sol, e manchas causadas por fezes de pássaros entre outras.
Temos em especial aqui na cidade de Salvador(BA) bons produtos que garantem a qualidade desse serviço que a cada dia ganha mais adeptos e mais força. E para quem pensa que a única opção é somente o preto fosco está enganado hoje na linha nacional temos 18 cores à disposição: Vermelho Imperial, Verde Militar, Verde, Pink, Preto, Verde Cítrico, Rosa, Azul Claro, Azul, Amarelo Sol, Amarelo Claro, Abobora, Chumbo, Prata, Pink Novo, Cinza Escuro, Branco, Cinza Claro.
Outro excelente produto é o vinil fibra de carbono de perfeito acabamento e ótima durabilidade moldando-se facilmente a superfícies. Além da lataria do veículo é bastante usado no painel, retrovisores e peças internas.

Cuidados antes e após a aplicação
O serviço leva em torno de 2 e 3 dias e os cuidados ao levar o veículo devem ser tomadas. Lavar o veículo com água e sabão neutro e de forma alguma aplicar cera de polir, querosene, silicone ou qualquer tipo de abrasivo nas partes a serem envelopadas.
Após a aplicação, somente lavar o veículo com água e sabão neutro.
Se for utilizar lava-jato, em hipótese alguma aplicar os jatos nas extremidades dos adesivos (pontas), lavar do meio do adesivo para as extremidades. Exemplo: Ao lavar uma porta começar o jato no centro da porta para fora (do centro para esquerda ou do centro para e direita), assim como em todas as extremidades do veículo para evitar que com a força do jato levante-se as pontas do adesivo e com a continuação por repetidas aplicações aliada a poeira e outras impurezas danifique o adesivo e venham a descolar o adesivo, e isso acontece das pontas para o centro, onde caracteriza o mau uso na manutenção.
Outro cuidado é quanto à cor do veículo, se for mudar a cor original do veículo o proprietário deve se dirigir ao DETRAN de sua cidade para efetuar a alteração no cadastro Nacional de Veículos.
Lidio Bulcão Neto
Empresário e Design Gráfico
Arte e Expansão – comunicação Visual
www.artexpansao.com.br
vendas@artexpansao.com.br

